23/02/2018

:: LE MANS 1966 ::

Aproveitando os excelentes filmes que o canal Motors está a transmitir, sobre as 24 horas de Le Mans, fiz alguns screens shots de imagens inéditas.
O ambiente e a mentalidade daqueles anos é, hoje em dia, recordado com um sorriso nos lábios...
Apreciem.

Ford GT 40 MK II de Ken Miles e Denny Hulme.
2.os classificados.

Ferrari 250 LM de Gustave Gosselin e Eric de Kein.
Équipe Nationale Belge, NC.

Ford GT 40 MK II de Dan Gurney e Jerry Grant.
NC

Porsche 906 L de Hans Hermann e Herbert Linge.
5º lugar


Os Matra M620 com motores BRM V8 de 1900cc.
O 43 correu com Henri Pescarolo e J-Pierre Jaussaud e o 42 com Jo Schlesser e Alan Rees.
NC.

Ferrari 330 P3 Spyder de Richie Ginther e Pedro Rodriguez.
Correram pelo NART (North American Racing Team). NC.

Fashion Le Mans 1966.

Ford GT 40 MK II de Mario Andretti e Lucien Bianchi.
NC.

Os pilotos atravessam a pista a correr...

... entram nos carros e arrancam!
O Ford amarelo ainda tocou no Ferrari que ia a passar!


Um carro interessante e pouco visto, Serenissima Jungla GT Spyder, com motor ATS V8 de 3,5L.
Correu pela Scuderia San Marco e pilotos franceses; Jean-Claude Sauer e Jean de Mortemart.
NC.

Abandono do Ferrari Dino 206 S.
Charlie Kolb e George Follmer eram os pilotos americanos desta equipa NART.

A famosa recta das Hunaudières mais parece uma pista de sky, ondulada!

Vista da travagem no fim da recta, para a curva de Mulsanne.

O Ferrari 365 P2 Spyder da Maranello Concessionaires.
Os pilotos eram Richard Attwood e David Piper.
NC.

O Ford GT 40 MK II da Alan Mann Racing Ltd.
Sir John Whitmore e Frank Gardner.
NC.

Ferrari 365 P2/P3 da Écurie Francorchamps.
Jean Blaton e Pierre Dumay.
NC.





Sequência do acidente do pequeno ASA RB 613 com motor Ferrari 1300cc, da NART.
Era pilotado por François Pasquier e Robert Mieusset.
NC.

Paragem nas boxes do Porsche Carrera 6 (906) de Gunter Klass e Rolf Stommelen.
7º Class.

Um Alpine A 210 da equipa Société des Automobiles Alpine.
Era pilotado por André de Cortanze e Jean-Pierre Hanrioud.
NC.


Qualquer sítio é suficientemente bom para dormir um pouco!

Nesta edição estiveram presentes 350.000 espectadores!

Acidente do Ford GT 40 MK I da Scuderia Filipinetti.
Era conduzido por Peter Sutcliffe e pelo suiço Dieter Spoerry.
NC.


Ford GT 40 MK II da Alan Mann Racing.
Graham Hill e Brian Muir não se classificaram.

Espectacular imagem da pista, ladeada por verdes campos e cercas de madeira!

O Ford GT 40 MK II da Shelby-American Inc., segundos classificados.

Vencedor da classe 2 litros e 4º da geral, este Porsche 906 L era pilotado por Jo Siffert e Colin Davis.

Era habitual os carros acidentados ficarem "estacionados" dentro da pista até ao final da corrida.
Aqui podem ver-se o Matra M 620 de Jo Schlesser e o Ferrari 330 P3 de Ludovico Scarfiotti e Mike Parkes.

O vencedor da classe GT 2.0, o Porsche 911 S de Jacques Dewes e Jean Kerguen.
14º lugar.

E os vencedores, Bruce McLaren e Chris Amon, a ladear o Mr. Ford.
O carro vencedor, um Ford GT 40 MK II, percorreu 4 843,090 km (360 voltas), à média de 201,795 km/h.

1 comentário:

  1. Obrigado Rui pela tua excelente atitude desse belo período que eu devorava através das velhas revistas "Automobile", "Échappement" e outras.

    ResponderEliminar