04/05/2018

:: LE MANS 1970 ::

Le Mans 1970.
A Porsche aparecia pela primeira vez com os fabulosos 917 e iria mesmo conseguir a sua primeira vitória na prova francesa!

O Martini Porsche 917, versão "cauda longa", nas verificações técnicas.
Ainda sem a cor verde, que seria aplicada apenas na noite de sexta para sábado!


O Porsche 917 de David Piper, com o patrocínio da Sandeman.

A Matra investia na promoção e apresentava-se em Le Mans com esta instalação "futurística".

Um dos Alfa Romeo T33/3 da equipa Autodelta.






Conta-voltas "manual"...



A pole-position era conseguida pelo Porsche 917 L de Vic Elford em 3.19:8
(média de 248,685 Km/h).

E às 16h00, Ferry Porsche, convidado pelo ACO, baixava a bandeira francesa e começavam as 24 horas.


Pouco após a largada, o Porsche 911 S de Jean-Pierre Gaban parava após a ponte Dunlop com problemas de motor.

O Matra-Simca MS 650 de Jack Brabham e François Cévert a regressar à pista.
Nesta altura ainda não existia muro a delimitar a pista e as boxes.



Despiste do Chevrolet Corvette número 1, com 37 voltas cumpridas, devido à chuva.



Um "velho" Porsche 910, da equipa francesa Guy Verrier.

O Ferrari 512 acidentado de Merzario / Regazzoni ...

... e o da Scuderia Filipinetti, conduzido pelos suecos Jo Bonnier e Reine Wisell.

Uma câmara profissional Panavision regista a prova para a posterioridade.



Um Alfa Romeo T33/3 é colocado fora da pista por uma grua


O Ferrari 512 de Nino Vaccarella e Ignazio Giunti apenas percorreu 7 voltas, estando já preparado para voltar a Maranello.

Domingo de manhã. A prova continua e a vida também!


O futuro vencedor da corrida ...

... e o segundo classificado.

Mais um Porsche 911 S, da equipa do suiço Claude Haldi e pilotado por Jean Sage.

A curva em 90º no final da recta das Hunaudiéres, aqui bem visível do helicóptero.

A mesma curva, vista do ângulo oposto.
Do lado direito da pista, as equipas tinham um posto de controle, que avisavam e recebiam informações dos pilotos.


O famoso Porsche 908/2 de Steve McQueen e da sua Solar Productions, aqui a filmar continuamente a corrida para obter material para o filme "Le Mans".

O melhor Ferrari classificado foi este 512 da NART, pilotado pelos americanos Ronnie Bucknum e Sam Posey, num distante 4º lugar e a 30 voltas do Porsche vencedor.

"Porsche fashion" !

A última paragem do 917 vitorioso

O Chevrolet Corvette de Henri Greder e Jean-Pierre Rouget chegaram ao fim, mas não ficaram classificados.


Hans Herrmann acaba de cortar a meta e vencer as 24 horas!
Estaciona o Porsche nas traseiras das boxes ...

... enquanto um camião "das obras" o espera, juntamente com Richard Attwood, para fazerem a "volta de honra" !


Sem comentários:

Enviar um comentário