Le Mans 1970.
A Porsche aparecia pela primeira vez com os fabulosos 917 e iria mesmo conseguir a sua primeira vitória na prova francesa!
O Martini Porsche 917, versão "cauda longa", nas verificações técnicas.
Ainda sem a cor verde, que seria aplicada apenas na noite de sexta para sábado!
O Porsche 917 de David Piper, com o patrocínio da Sandeman.
A Matra investia na promoção e apresentava-se em Le Mans com esta instalação "futurística".
Um dos Alfa Romeo T33/3 da equipa Autodelta.
Conta-voltas "manual"...
A pole-position era conseguida pelo Porsche 917 L de Vic Elford em 3.19:8
(média de 248,685 Km/h).
E às 16h00, Ferry Porsche, convidado pelo ACO, baixava a bandeira francesa e começavam as 24 horas.
Pouco após a largada, o Porsche 911 S de Jean-Pierre Gaban parava após a ponte Dunlop com problemas de motor.
O Matra-Simca MS 650 de Jack Brabham e François Cévert a regressar à pista.
Nesta altura ainda não existia muro a delimitar a pista e as boxes.
Despiste do Chevrolet Corvette número 1, com 37 voltas cumpridas, devido à chuva.
Um "velho" Porsche 910, da equipa francesa Guy Verrier.
O Ferrari 512 acidentado de Merzario / Regazzoni ...
... e o da Scuderia Filipinetti, conduzido pelos suecos Jo Bonnier e Reine Wisell.
Uma câmara profissional Panavision regista a prova para a posterioridade.
Um Alfa Romeo T33/3 é colocado fora da pista por uma grua
O Ferrari 512 de Nino Vaccarella e Ignazio Giunti apenas percorreu 7 voltas, estando já preparado para voltar a Maranello.
Domingo de manhã. A prova continua e a vida também!
O futuro vencedor da corrida ...
... e o segundo classificado.
Mais um Porsche 911 S, da equipa do suiço Claude Haldi e pilotado por Jean Sage.
A curva em 90º no final da recta das Hunaudiéres, aqui bem visível do helicóptero.
A mesma curva, vista do ângulo oposto.
Do lado direito da pista, as equipas tinham um posto de controle, que avisavam e recebiam informações dos pilotos.
O famoso Porsche 908/2 de Steve McQueen e da sua Solar Productions, aqui a filmar continuamente a corrida para obter material para o filme "Le Mans".
O melhor Ferrari classificado foi este 512 da NART, pilotado pelos americanos Ronnie Bucknum e Sam Posey, num distante 4º lugar e a 30 voltas do Porsche vencedor.
"Porsche fashion" !
A última paragem do 917 vitorioso
O Chevrolet Corvette de Henri Greder e Jean-Pierre Rouget chegaram ao fim, mas não ficaram classificados.
Hans Herrmann acaba de cortar a meta e vencer as 24 horas!
Estaciona o Porsche nas traseiras das boxes ...
... enquanto um camião "das obras" o espera, juntamente com Richard Attwood, para fazerem a "volta de honra" !
Sem comentários:
Enviar um comentário